10 modas indígenas mais inventivas que a indústria fashion

Por Janara Lopes

A moda sempre namorou como esplendor dos visuais criados por culturas e subculturas do mundo afora. Mas nada melhor que a versão original.

1. Khampa é o nome dado aos nativos de Kham, região do Tibet. Na foto, os “rastafaris” de Khampa resplandescentes,  decorado com pedaços de âmbar, no desfile de fantasias do Litang Horse Festival. Foto via Flickr.
5062705812_ba386b5450_o

2. África do Sul no início de 1970. Jean Broster e Alice Mertens colaboraram no livro African Elegance, que se propõe “descrever em palavras e fotografias a beleza dos povos tribais do Transkei ‘. Transkei era um ex-território independente da África do Sul durante o Apartheid.

cardskirt1

3. Uma senhora Kuna (também escrito Cunas) no Panamá, nome dado aos moradores de um paraíso tropical conhecido como “a Ilhas San Blas”, na costa nordeste do Panamá desde o século XIX. O Kunas são um dos grupos indígenas mais importantes no Panamá. Eles contribuem substancialmente para a economia com suas obras de arte. Os Kunas são bem conhecidos por suas “molas”, nome dado a suas peças de vestuário.Foto via World Discoverer

kunai

4.  Retrato de duas mulheres Hadhramis (Iémen). Pharrell Williams pira.  Foto de Claude Goulay.

yemenhats

5. Descendentes Maias em 1975. Foto de David Alan Harvey

mayanmen

6. Kazimir Ostoja Zagourski  (1880-1941) foi pioneiro no registro da população da África Central Central.

africanheadress-930x1430

7.  Miao, China: Em vez de jogar fora os cabelos que caem durante a escovação, as mulheres Long-horn (longos chifres) salvam as madeixas para adicioná-las à sua coleção de cabelo,  que lhes permite criar cocares espetaculares. Os apliques são passados para as filhas como mais e mais cabelos, adicionados a cada geração. Cada vez que uma mulher penteia seu cabelo, ela o recolhe para entraga-lo à filha quando ela se casa.

miao

8. Garota etíope fotografada por Jaime Ocampo-Rangel 

jaime

9. Uma mulher no Inti Raime Festival, em Cusco, Peru.

peru1

10. África do Sul no início de 1970, do livro African Elegance.

glassesbeads1

(Via Ideia Fixa)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>