Aos 100 anos, a Bauhaus fala de design sobre rodas

Por P3

Durante os próximos dez meses, quem andar por Dessau e Berlim, na Alemanha, Kinshasa, na República Democrática do Congo, ou Hong Kong, na China, poderá ser surpreendido ao cruzar-se com um trailer em forma de escola. No centenário da escola Bauhaus, a instituição alemã transformou-se numa casa móvel que vai viajar entre as quatro cidades para difundir a sua filosofia de design e acabar com as visões eurocêntricas.

Wohnmaschine von Van Bo Le Mentzel  vor dem Bauhaus in Dessau, 02.01.2019

Wohnmaschine (que em português pode ser traduzido por “máquina viva”) é o nome do veículo de 15 metros quadrados desenhado pelo arquiteto Van Bo Le-Mentzel, que reproduz a imagem do icónico edifício concebido pelo fundador Walter Gropius, em 1919. Todo envidraçado e com o famoso grafismo da Bauhaus, o trailer possui uma área para workshops e exposições, bem como um quarto para leitura, onde estão expostos livros que contam a história da escola de design.

1320493

A escola móvel está inserida no projeto Spinning Triangles, encabeçado pelo coletivo alemão Savvy Contemporary que, a propósito dos 100 anos da Bauhaus, preparou uma série de simpósios e workshops para desafiar, fazer “desaprender” atitudes coloniais perante a modernidade e acabar com as influências eurocêntricas ensinadas nas escolas. O coletivo explica que usa o momento de criação da instituição para “reverter e redesenhar” o design.

tinyhouse-bauhaus-dessau-design-school-dessau_dezeen_sq savvy_spinningtriangles_keyvisual_181126_c_elsawestreicher_small.768x0 Bauhaus-bus-hits-the-open-road-2 2018-01-05_spitri_dessau_wohnmaschine_kitchen_book_shelves_1.1020x0 2018-01-05_spitri_dessau_wohnmaschine_elsa_jorinde_5.1020x0

(via P3)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>