App oferece design descomplicado na web e no celular

Por Bruno Soares 

Canva é um serviço online que tem como objetivo ser uma ferramenta descomplicada para criação de peças de design e edição de imagem. Antes, a plataforma estava disponível apenas em versão para navegadores web e iPad, mas entre julho de 2016 e novembro de 2017 passou a oferecer também aplicativos para iPhone (iOS) e Android. O carro-chefe, no entanto, ainda é a versão web, já que o aplicativo parece trazer apenas algumas funções menos completas.

Visite o site: www.canva.com/pt_br/

canvaimagen

Dentre outras ferramentas, o serviço permite criar peças para redes sociais, pôsteres, currículos, capas para vídeos de YouTube, apresentações em slides, além de disponibilizar criação de identidade virtual para marcas. O Canva é gratuito, mas é preciso pagar para utilizar alguns templates e imagens do banco de dados. Enquanto o site já tem quase todo o conteúdo em português, o app ainda está em língua inglesa.

CanvaiPad3

Nossa opinião

A experiência usando o Canva no navegador e no celular é bastante diferente. A versão web é consideravelmente eficiente e mais completa do que o próprio app Android e boa parte das ferramentas concorrentes, permitindo que leigos consigam criar peças muito bem feitas. O site traz recursos que ajudam a identificar o meio da figura, objetos paralelos e cores que combinam entre si, auxiliando quem não tem o olho tão treinado.

canva-7

O Canva traz ainda a vantagem de estabelecer a proporção em pixels e centímetros ideal para cada site. Por exemplo, se você quiser criar uma capa para Facebook, basta escolher essa categoria no menu: o tamanho da página gerada será o exigido pela rede de Mark Zuckerberg. O usuário conta também com duas opções: começar um trabalho do zero ou criá-lo a partir de um template e é possível realizar trabalhos em equipe com até dez amigos, facilitando a vida de quem precisa trabalhar em grupos.

Quando suas peças estão prontas, você pode baixá-las em PNG, JPEG e PDF para leitura online ou PDF para impressão, fazendo automaticamente a conversão da escala RGB para CMYK.

Canva_iPhone iPad Macbook

Apesar disso, ainda apresenta algumas limitações, como a opção de recorte livre, que por enquanto não foi liberada, e o serviço, que pode ficar instável, mas nada que chegue a prejudicar o uso no computador.

O recém-lançado app para Android, por sua vez, foi testado por nós em um Moto G5 com Android 7 ainda deixa a desejar. Não foi possível fazer login com uma conta pré-existente, vinculada ao Facebook do usuário, e que funciona perfeitamente na versão web. Pacientemente, uma nova conta foi criada, desta vez a partir de um serviço de e-mail. Deu certo: foi possível acessar o aplicativo, mas sem as peças e os uploads já criados pelo usuário no computador.

Vale ressaltar que em um Moto G5S, também com Android Nougat, o aplicativo e permitiu o acesso a uma conta pré-existente. Isso indica que o sistema ainda sofre instabilidade, ao menos nesta primeira versão.

Dentro do app, há algumas limitações. O uso não é tão intuitivo como no site. Nem sempre, por exemplo, é possível usar a opção de Galeria do celular, sendo necessário escolher um modelo que já contenha uma imagem para, a partir dela, conseguir abrir a galeria. A seção de currículos também parece, em um primeiro momento, desaparecida da versão para Android. Só depois de algum tempo, descobrimos que era possível acessá-la se inserirmos a palavra em inglês “resume” na barra de buscas.

Um ponto negativo é que a tradução para o português foi deixada de lado no smartphone. O app estava disponível somente em inglês sem a opção de alterar a língua e, como não conseguimos acessar a conta criada no celular pelo navegador (e vice-versa).

De modo geral, o programa para celular tem muito a melhorar, mas já permite a criação de conteúdo para redes sociais de forma prática.

As notas deste teste levam em consideração, principalmente, a versão para web, que é ainda o principal meio de uso do serviço e pela qual recomendamos que os novos usuários experimentem o Canva.

(via TechTudo)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>