Ele pinta quadros em troca de qualquer coisa

SabadoBanner 09 - 01

Ilustrador reficense viajou pela Europa, onde trocou quadros por uma bebida, comida, uma viagem ou um teto

Pedro Melo é um ilustrador reficense e tinha pensado numa viagem de dois meses pela Ásia, mas o seu amigo e fotógrafo Caio Alencastro fez ele mudar de ideias – ficaram pela Europa.berlim-(1)

Entretanto, quando compraram as passagens tiveram uma ideia: trocar uma obra de arte por algo que as pessoas pudessem dar em troca.

Foram 23 dias de viagem por Espanha, Itália, Alemanha, Turquia e Portugal, que foi a etapa final.pedro-melo-(1)

Na mochila, Melo colocou 30 canetas e oito quadros de madeira e, na sua passagem pela Europa, acabou por receber em troca hambúrgueres com batata frita, bebidas e, até, um teto. espanhaaa-(1)

A primeira iniciativa começou no restaurante Oviso, em Barcelona, onde por um quadro recebeu um copo de sumo e um cappuccino. italiaa-(1)

Sentou-se na esplanada e, inspirado pelo cenário, começou a desenhar. Entretanto, trouxeram-lhe um sumo de laranja e o ilustrador começou a ‘rabiscar’ em tons de laranja. Quando veio o cappuccino, decidiu desenhar grãos de café. Desenhou, também, a imagem de um senhor de turbante, inspirado num homem que se encontrava no mesmo local. No fim, entregou o quadro em vez de pagar a conta.parede-por-latas-de-tinta-(1)

Em Lisboa, o seu último destino, pintou a parede de uma casa e em troca recebeu um jantar brasileiro e duas latas de tinta. Além disso, pintou a porta de um bar da capital portuguesa e foi-lhe dado um Mojito de morango.porta-de-bar-por-mojito-(1)

Ao site brasileiro ‘Gogojob’ confessou que, se fosse viável, trocaria um quadro para poder viver em Barcelona e Lisboa. Na sua opinião, “são cidades fantásticas, com uma excelente qualidade de vida”. recepcao-(1) turquia-(1)

Além disso, as pessoas nestas cidades “respiram arte”.

No próximo ano pretende repetir a experiência e talvez seja a Ásia o destino escolhido.

Quando regressou ao Brasil, familiares e amigos receberam-no, também, de uma forma bastante original, com um quadro no qual era possível ler: “Troco um quadro por um amigo de volta.”

Por Valter Marques

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>