FARGO – A primeira Feira de Arte Goiás

Por Diogo Teixeira 

Será realizada de 20 a 22 de outubro em Goiânia

A Fargo – Feira de Arte Goiás – será realizada de 20 a 22 de outubro, 10 às 22h, na Vila Cultural Cora Coralina. Com o objetivo de fomentar o mercado em torno das artes visuais e, dessa forma, fortalecer as relações produtivas comerciais, a Fargo é uma realização da ARTE PLENA Produções Culturais, uma empresa especializada em projetos e eventos eminentemente culturais, com foco em artes visuais, cuja premissa é atuar na implantação e produção cultural, com ética e profissionalismo. A entrada é gratuita.

Formada em Processamento de Dados pela FATEC de São Paulo, Ester Krivkin, é uma das palestrantes confirmadas na FARGO

“A produção nas artes em Goiás existe em profusão e qualidade e a feira proporcionará visibilidade e possibilidades de negócios e escoamento dessa produção”, acredita Wanessa Cruz, da Arte Plena Produções Culturais, idealizadora do evento ao lado de Sandro Tôrres. Os expositores de artes foram selecionados via curadoria feita por profissionais reputados como Gilmar Camilo – Curador do MAC GO e Sandro Tôrres – Curador Diretor da Arte Plena. O Projeto envolverá as Universidades com cursos em áreas relacionadas (principalmente artes visuais, design e arquitetura), com emissão de certificado para os alunos participantes. “Entendemos que essa aproximação é necessária como instrumento de formação de público”, aponta Sandro Tôrres.

O escritor de arte, colecionador e pesquisador Oto Reifschneider é um dos palestrantes da FARGO

A estrutura da feira segue os moldes dos eventos semelhantes pelo Brasil e pelo mundo, com divisão por stands expositores com produtos e serviços estabelecidos no mercado, como galerias e escritórios de artes, molduraria, gráfica, distribuidora de papéis, instituições de ensino, coletivos de artistas, azulejaria, cerâmica, produtos de arte etc. Também estarão na feira expositores com atividades que fazem parte dessa cadeia produtiva das artes, por exemplo, livrarias e editoras com publicações no campo das artes, fotógrafos, jornalistas, leiloeiros, colecionadores especializados, enfim, todo e qualquer profissional que tenha um interesse maior na produção artística e nos produtos oriundos dessa produção. Durante o período da FARGO haverá som ambiente com DJs convidados e, todo fim de noite, pocket show musical (chorinho, jazz, blues, mpb), além de uma área de convivência e alimentação, com café, bebidas em geral, comidinhas e delícias doces.

Jornalista Angélica de Moraes  é uma das palestrantes da I Feira de Arte Goiás

Paralelo à feira, acontecerá no auditório da Vila Cultura, a 3ª edição do Seminário Nacional Os Campos das Artes- Bastidores da Criação, evento de formação com palestrantes locais e nacionais com vasta experiência e reconhecimento profissional. Serão realizadas mais de dez palestras. Alguns nomes já confirmados:

- Fernando Eckman (SP) – Artista Visual, Designer, Cenógrafo
- Ester Krivkin (SP) – Analista de sistema, Art Coach, Curadora, Digital Influencer
- Sandro Tôrres (GO) – Artista Visual, Escritor, Curador e Crítico, Historiador
- Bráulio Vinícius (GO) – Arquiteto Urbanista, Fotógrafo, Diretor da FAV-UFG
- Márcio Pizarro Noronha (RS) – Historiador, Curador e Crítico de Arte
- Juliano Moraes (GO) – Artista Visual, Curador, Professor da FAV-UFG
- Angélica de Morais – Jornalista, Curadora e Crítica de Arte
- Cristiano Lemes – Arquiteto e Professor
- Thiago Peixoto – Dep. Federal, Presid. Comissão Nacional de Cultura da Câmara Federal
- Consultor do SEBRAE GO, sobre empreendorismo
- Px Silveira (GO) – pesquisador, curador e galerista
- Oto Reifschneider – Professor, crítico e curador
- Márcio Jr – pesquisador, escritor, coord.da Escola de HQ 

22. FARGO - Feira de Arte Goiás

A FAV- Faculdade de Artes Visuais da UFG é parceira do seminário, chancelando as palestras e preparando os monitores. As inscrições para o Seminário estão sendo feitas antecipadamente pelo email camposdasartesinscricao@gmail.com; vagas limitadas à capacidade do auditório (60 lugares).

PÚBLICO ALVO

A estimativa de público, nos quatro dias de evento, é de 10 mil visitantes, entre estudantes, profissionais e público em geral. “Essa estimativa leva em consideração o potencial de negócios do nicho, as parcerias e também a gratuidade da entrada. A feira surge num momento de demanda reprimida dos segmentos e de grande expansão dos negócios com arte”, acredita Wanessa Cruz.

A FARGO, além do público especializado, também oferece grande potencial como evento de entretenimento e formação em gestão e negócios, com ações e atrações para variados públicos e faixas etárias. Para Wanessa, a feira de arte, em si, já leva um numeroso e indistinto público; as palestras segmentadas atrairão aficionados e pesquisadores nos temas propostos; os expositores de diversas áreas também terão interesse e responsabilidade em convidar seu público.

LISTA DE EXPOSITORES CONFIRMADOS:

Simplyfix
Faculdade de Artes
Ateliê livre de Gravura
Colê Azulejos
Coletivo Contrapartida
Wa Imagens
Fargo Kids
Magia Naif
Denis Cerâmica
Coletivo Spectra
Artistas Associados
J. Fratus Escritório de Arte
Gráfica Talento
Escrisam

Serviço:
FARGO – Feira de Arte Goiás / II SEMINÁRIO NACIONAL OS CAMPOS DAS ARTES
PROGRAMAÇÃO – facebook.com/arte.plena
ABERTURA: Dia 19/10 – das 20 às 22 H, na sala de exposições da Vila Cultural Cora Coralina – aberto ao público.
VISITAÇÃO: De 20 a 22 de outubro, das 10h às 22h, com entrada gratuita
ONDE: Vila Cultura Cora Coralina, Rua 3, Centro, Goiânia-GO

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>