Já ouviu falar de limão caviar?

Por Renata Diem

Originário da Austrália, o limão caviar ou finger lime, em inglês, (citrus australasica/microcitrus australasica) vem se tornando popular na gastronomia mundial como uma versão sofisticada de “bushfood” – plantas nativas australianas utilizadas por aborígenes (poderíamos fazer aqui uma comparação com as nossas PANCS – plantas alimentícias não convencionais).

limc3a3o-caviar1

A fruta possui formato alongado e um espectro de cores que pode variar entre o verde, marrom, rosa e vermelho – tanto na casca, quanto no seu interior – onde abriga pequenas esferas recheadas de suco que explodem na boca. Essas pérolas se assemelham às ovas de peixe, daí a referência ao caviar; alguns também o denominam caviar vegano.

limao_caviar2

Possui um sabor suavemente ácido e adocicado, trazendo um cítrico versátil ao paladar, que combina especialmente com frutos do mar.

Ostra finalizada com limão caviar, pelas mãos do chef Tony Panetta, em Sidney. Foto divulgação
tony_panetta

No Brasil, alguns lugares começaram a produzir o limão caviar, vendendo somente a fruta ou mudas da planta, distribuindo-as para restaurantes e chefs interessados. O ingrediente enriquece a finalização dos pratos, além de proporcionar uma experiência sensorial interessante.

lima-caviar-vegetal-australiana-enxertada-a-produzir-raro-D_NQ_NP_601802-MLB25606743969_052017-F ee3725febe7b29e3a3c12a3066612136

(via Versar)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>