Moda Circular: Hong Kong inaugura micro fábrica para reciclagem de roupas

Por Renato Cunha

O crescimento da população global aliado as rápidas mudanças nas tendências da moda impulsionado pelo fast fashion, cria um enorme desperdício e danos ambientais. Isso representa desafios consideráveis ​​para a indústria têxtil e de moda, pois precisa encontrar soluções alternativas e sustentáveis ​​para desenvolver produtos ecologicamente corretos e minimizar o uso de recursos naturais no processo de produção de roupas.

001-hm-sustainability-vogueint-dec6-hm-foundation-anders-linden

O Instituto de Pesquisa de Têxteis e Vestuário de Hong Kong (HKRITA) em parceria com a H & M Foundation e a Novetex Textiles Limited , desenvolveu um sistema inovador de moda circular chamado “Separação e Reciclagem de Tecidos Mistos Pós-consumo pelo Sistema de Tratamento Hidrotérmico” para reutilizar roupas e tecidos feitos de fibras de algodão misturadas com poliéster.

process_eng

Recentemente, a HKRITA inaugurou o Sistema de Reciclagem Garment-to-Garment (G2G), que foi instalado numa loja de varejo que funciona como uma micro fábrica para reciclagem em pequena escala de peças de vestuário pós-consumo em novas roupas. A loja funciona na The Mills, um novo centro cultural e incubadora de moda em Hong Kong.

MICH0281

O Sistema G2G envolve processos de reciclagem de tecidos e roupas: da desinfecção de uma peça de roupa, remoção de acabamentos rígidos, corte de tecidos em pedaços menores, abertura e mistura de fibras, cardação, fiação, até a confecção da nova roupa. O sistema é viável como um conceito de varejo pop-up e apresenta uma nova abordagem interessante para inspirar uma abordagem positiva para a reciclagem de roupas entre os consumidores e os participantes do setor. Veja o video sobre o G2G.

MICH0247

O G2G, é uma colaboração conjunta entre a HKRITA, a H & M Foundation e a Novetex Textiles Limited com o apoio da The Mills. Os clientes podem fazer a reserva online do serviço de reciclagem e trazer uma peça de vestuário usada juntamente com um email de reserva de confirmação para a loja. Suéter e camiseta usados ​​são adequados para o processo de reciclagem G2G, enquanto materiais como lycra, elastano e couro não são adequados. O cliente pode escolher entre um suéter com gola v e gola redonda para o design de uma nova peça de roupa.

MICH0165

A fibra de algodão virgem será misturada com a fita reciclada para aumentar a força do fio na fiação. A porcentagem da mistura de fibras virgens é variada caso a caso, dependendo da qualidade e das condições da roupa usada que foi coletada. A loja G2G é um ótimo exemplo de micro fábrica de Indústria 4.0, e abre novas formas para a indústria têxtil e de moda tradicional interagir com os consumidores e apresenta possibilidades para novos modelos de negócios e um novo negócio de moda digita.

MICH0066

(via Stylo Urbano)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>