Porsche Mission E: a nova arma dos alemães contra a Tesla

TecmundoBanner 09 - Avai Correa

Por Igor Napol.

Se a  americana Tesla Motors – empresa de Elon Musk – reinava soberana no segmento de carros elétricos de luxo, principalmente devido ao desempenho impressionante de seu sedã Model S P85D, a calmaria pode estar com os dias contados: a Porsche revelou no salão de Frankfurt o Mission E, seu esportivo-conceito “ambientalmente amigável”.

Dotado de dois motores elétricos similares aos utilizados no híbrido de corrida 919 – que venceu a última edição das 24 Horas de Le Mans –, o veículo terá mais de 600 cavalos de potência, podendo acelerar de 0 a 100 em 3,5 segundos, além de alcançar uma velocidade máxima estimada em mais de 250 quilômetros por hora. Quem disse que carros elétricos tem que ser sem graça?

O sistema que impulsiona o carro tem 800 volts e autonomia máxima de 500 quilômetros – e nada de desespero se a bateria acabar: o esportivo conta com um sistema de recarga rápida que está sendo desenvolvido pela Porsche. Com ele, o Mission E pode carregar até 80% de sua capacidade em apenas 15 minutos.

Além de tudo, ele é absolutamente lindo

16164903698484

Segundo a montadora, os motores elétricos compactos e a ausência de sistema de escapamento e transmissão possibilitaram que as antigas formas fossem repensadas – e que novos limites fossem explorados. Por isso, apesar da performance, o conceito conta com quatro lugares e um interior relativamente espaçoso.

Com apenas 1,3 metro de altura, o carro teve seu desenho inspirado nos modelos de competição da Porsche, fazendo com que o visual dos veículos esportivos do futuro seja, nas palavras da companhia, “eletrizante”.

Os faróis são de LED, similares aos utilizados no 918 Spyder, com sensores integrados aos sistema de assistências do carro. A traseira lembra muito a linha mais conhecida da marca – os 911 –, só que com linhas bem mais futuristas. Um detalhe: ele não tem retrovisores. As imagens são projetadas no canto do para-brisa através de câmeras posicionadas nas laterais do veículo.

O interior conta com um painel OLED com instrumentos inteligentes que podem ser programados pelo condutor. Existe inclusive um sistema de navegação que detecta o movimento dos olhos do motorista. Tudo é feito de forma direta, rápida e intuitiva.

O futuro não precisa ser chato – mesmo que demore um pouquinho

16164421819458

A própria Porsche diz que o Mission E é um tributo ao futuro. Todos os aspectos do conceito podem ser explorados no site do projeto (em inglês), que ainda não foi totalmente aprovado: a decisão de construir o carro pra valer será feita ainda este ano, então não espere ver um Mission E (ou qualquer coisa que o valha) antes de 2019.

Sem pressa, Porsche. Sem pressa.

16164528634478 16164528229477 16164527340476 16164526840475 16164526684474 16164526513473 16164526388472 16164526232471 16164525234470 16164524906469 16164524641468 16164524422467 16164524126466 16164522706465 16164522426464 16164522363463 16164522114462

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>