Tribo indígena amazônica cria enciclopédia de 500 páginas catalogando plantas e seus benefícios

Por Hypeness

A fim de preservar os conhecimentos ancestrais, o povo Matsés do Brasil e do Peru criou uma enciclopédia de 500 páginas organizada por cinco xamãs com a ajuda do grupo de conservação Acaté, catalogando uma série de plantas utilizadas pela tribo para fins medicinais.

ce6ffc7bd9575a0ca97e4a819407918e-rimg-w720-h405-gmir

Segundo o presidente e co-fundador da Acaté Christopher Herndon, é a “primeira vez que xamãs de uma tribo da Amazônia criaram uma transcrição total e completa de seu conhecimento medicinal, escrito em sua própria língua e com suas palavras”.

Os Matsés lançaram a enciclopédia apenas em sua língua nativa para garantir que o conhecimento medicinal não seja roubado por empresas ou pesquisadores, por exemplo. A publicação tem como finalidade ser um guia para a formação de jovens xamãs.

Para que este conhecimento e tradição sejam preservados e disseminados, a Acaté também criou um programa de orientação para conectar os xamãs Matsés com jovens estudantes.

É possível ler aqui uma entrevista com Christopher Herndon, concedida ao Mongabay sobre a publicação.

O Xãma Matsé César.
tribo1

Christopher Herndon à esquerda e o xamã Arturo à direita observando o rascunho da enciclopédia.
tribo2

Xamã e aprendiz.
tribo3

Encontro de chefes Matsés.
tribo4

Aplicação medicinal tradicional dos Matsés.
tribo5

Enciclopédia.
tribo6

Aldeia dos Matsés.
tribo7

Xamã apresentando uma espécie de planta medicinal.
tribo8

(via Hypeness)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>