Vinho amarelo tem capacidade quase ilimitada de envelhecimento

Por Jorge Lucki

A capacidade quase ilimitada de envelhecimento do vin jaune foi testada por um grupo de elite no dia 13 de novembro de 1994, em Arbois, principal cidade da região, graças à iniciativa generosa do proprietário de algumas garrafas da safra de 1774. Elas chegaram às suas mãos, através de sucessivas gerações, com história bem documentada. O vinho havia sido produzido a partir de vinhas plantadas durante o reinado de Luis XV e as uvas foram colhidas quando Luis XVI já ocupava o trono. A partir daí há registros de garrafas ofertadas a autoridades durante o período da Revolução Francesa, e até de uma medalha de ouro na exposição universal em 1867, com quase 100 anos de idade.

jewels-jura-vin-jaune-feature

havia sido produzido a partir de vinhas plantadas durante o reinado de Luis XV e as uvas foram colhidas quando Luis XVI já ocupava o trono. A partir daí há registros de garrafas ofertadas a autoridades durante o período da Revolução Francesa, e até de uma medalha de ouro na exposição universal em 1867, com quase 100 anos de idade.

405

Vale lembrar que o Jura produz também vinhos tintos, à base das castas autóctones poulsard e trousseau, além de pinot noir, mas, salvo alguns produtores da AOC Arbois, perdem feio dos brancos.

i139774-vin-jaune

Na verdade, muita coisa mudou — para melhor — no Jura (região entre a Borgonha e a Suíça) nos últimos tempos. Não só chardonnays ganharam destaque, mas também houve renovação na forma de trabalhar a savagnin.

Vin_Jaune

Quanto à savagnin, hoje há bons trabalhos nos vinhedos, que permitem à casta atingir melhor grau de maturação. Assim, hoje se encontra savagnins de primeira linha com uma larga e interessante diversidade de estilos: existem os vinificados de maneira a preservar a fruta, o frescor e a mineralidade naturais da uva, e aqueles “mini vin jaune”, produzidos pelo método oxidativo — com e sem preenchimento constante dos barris –, mantidos por diferentes períodos em contato com madeira. Um para cada ocasião.

jewels-jura-vin-jaune-feature duo-2-vins-jaune-z arbois-vin-jaune-savignin-domaine-ligier-jura 405 40e1f534-70f7-4add-aabf-624d1f6a797d

(via Valor)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>